Tuesday, May 23, 2006

Cosa Mentale

Pois...estou agora a ler um livro interessante do José Cardoso Pires, com quem só tinha contactado através do Delfim.Muito boa impressão.Chama-se Alexandra Alpha, e é praticamente passado nos últimos anos do regime pseudo-ditatorial em que se viveu até 74.
Bem, mas o que é divertido são as personagens desconexas, os discursos blasé, a linguagem quase ordinária utilizada, numa mescla de intelectualismo wanna be decadente e populismo verídico e genuíno , numa Lisboa que se assume como a última das velhas comadres cheia de esqueletos no armário...

Uma expressão recorrentemente utilizada ao longo do texto é "cosa mentale", e claro que não me passa nunca despercebido um bom italianismo, principalmente quando tão acertadamente contextualizado!
Em várias situações desconcertantes, em que as personagens não encontram explicação plausível para um comportamento de alguém, ou são perpassadas por sentimentos ou ideias alucinantes, desrazoáveis, confusas, limitam-se a declarar: "cosa mentale, cosa mentale...".
A ironia da coisa é que é mesmo isso que se quer significar: com resignação, admite-se que são coisas mesmo assim: da mente, que só existem na cabeça e quase que perdem todo o sentido num contexto de exteriorização...portanto, estão desculpados, sim senhora, é cosa mentale...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home